segunda-feira, 20 de março de 2023

Reunião do representante dos Beneficiários da Postal Saúde e Presidente da Postal Saúde

No dia 10/03/2023 ocorreu uma nova reunião com o presidente da Postal Saúde Cristiano Sayão, que contou também com a presença de Luiz Alberto Menezes Barreto - Diretor Administrativo financeiro da ADCAP, para tratar do andamento das solicitações apresentada na reunião de apresentação conforme abaixo:

Retorno imediato dos Correios para a condição de mantenedor do plano:

Resposta: Segundo o presidente no dia 09/03 teve uma reunião com o presidente dos Correios e ele defendeu positivamente o “retorno” dos Correios para a condição de Mantenedora dos Correios, todavia sem uma posição definitiva.

Prorrogação da permanência dos beneficiários que se desligaram no PDI 2020, até oferecermos outras opções de plano para estes beneficiários:

Resposta: este tema está parado nos Correios sem previsão de aprovação.

Pagamento das mensalidades do plano em 70% para mantenedora e 30% para beneficiários da ativa:

Resposta: Segundo o presidente este tema também depende dos Correios, mas ele não tem expectativa positiva sobre o assunto.

Retorno do pagamento custeio do plano de 50% mantenedora e 50% beneficiários aposentados, até oferecermos outras opções de plano para eles:

Resposta: Segundo o presidente este assunto também depende dos Correios, mas ele não tem expectativa positiva sobre o assunto.

Retirar a regra que impede o cadastro de credenciados em um raio de 70KM:

Resposta: Ele está tratando deste assunto pontualmente, mas não se manifestou sobre o fim desta regra.

Criação de um grupo de trabalho paritário (Postal Saúde/representação dos beneficiários) para a criação de um novo estatuto da Postal Saúde baseado no vigente em 2017:

Resposta: Segundo o presidente da Postal Saúde este assunto só é possível ser tratado depois que os Correios definirem o que mudará no plano.

Criação do plano Correios Saúde III (proposta que seja regional) para atender aposentados, desligados em demissão incentivada e com opção de inclusão de outros dependentes:

Resposta: Segundo o presidente da Postal Saúde existe um estudo sobre o assunto, e que após finalizar os estudos ainda depende da aprovação dos Correios e da ANS.

Retorno da divisão paritária da participação nos conselhos Fiscal e Deliberativo, sendo 3 indicados pela mantenedora e 3 eleitos pelos beneficiários (em eleição direta):

Resposta: Segundo o presidente da Postal Saúde este assunto só é possível ser tratado depois da manifestação dos Correios sobre o assunto.

Participação de 2 representantes eleitos pelos beneficiários na diretoria executiva do plano:

Resposta: O presidente se pronunciou desde a primeira reunião contra esta proposta.

Outros assuntos tratados foram a realização de eleição para a escolha do novo Conselheiro Deliberativo da Postal Saúde que inicialmente será por escolha em reunião de Assembleia Geral e a realização da Assembleia Geral, que por estatuto está prevista para o mês de maio/2023.

Em linhas gerais não foi verificado evolução em nenhum dos temas apresentados na primeira reunião com o presidente da Postal Saúde, o que se percebe é que se não ocorrer uma definição de ações pelos Correios, estes assuntos não mudarão.

Outrossim, saí da reunião com a convicção que os temas relativos ao retorno do pagamento de 30% nas mensalidades para o pessoal da ativa e 50% para os aposentados só terá mudanças com a inserção na pauta do acordo coletivo pelas federações e uma ação forte das associações, principalmente em prol dos aposentados.

Estou tentando agendar uma reunião com o DIGEP diretoria dos Correios, responsável pelos direcionamentos dos temas para a Postal Saúde, e também tentando uma reunião com as federações/associações para tratarmos da inserção dos temas financeiros no acordo coletivo.

 Respeitosamente;

 

GILBERTO MATOS SOBRINHO

Representante Eleito dos Beneficiários da Postal Saúde

Blog: https://gilbertomatosrepresentante.blogspot.com/

Um comentário:

  1. Em minha concepção de estratégia financeira sobre o postal saúde, daria muito bem pela receita orçamentária, os valores das mensalidades serem bem baixas que não ultrapassasse as margens das complementações salariais, e as redes de hospitais poderiam dar uma melhorada, sao milhões em caixa da receita, enquanto não temos nem mil afastado por problemas de saúde ou internação, vamos dar prioridades nessas gestão, unidos venceremos Adcap do Brasil!

    ResponderExcluir