segunda-feira, 20 de março de 2023

Reunião do representante dos Beneficiários da Postal Saúde e Presidente da Postal Saúde

No dia 10/03/2023 ocorreu uma nova reunião com o presidente da Postal Saúde Cristiano Sayão, que contou também com a presença de Luiz Alberto Menezes Barreto - Diretor Administrativo financeiro da ADCAP, para tratar do andamento das solicitações apresentada na reunião de apresentação conforme abaixo:

Retorno imediato dos Correios para a condição de mantenedor do plano:

Resposta: Segundo o presidente no dia 09/03 teve uma reunião com o presidente dos Correios e ele defendeu positivamente o “retorno” dos Correios para a condição de Mantenedora dos Correios, todavia sem uma posição definitiva.

Prorrogação da permanência dos beneficiários que se desligaram no PDI 2020, até oferecermos outras opções de plano para estes beneficiários:

Resposta: este tema está parado nos Correios sem previsão de aprovação.

Pagamento das mensalidades do plano em 70% para mantenedora e 30% para beneficiários da ativa:

Resposta: Segundo o presidente este tema também depende dos Correios, mas ele não tem expectativa positiva sobre o assunto.

Retorno do pagamento custeio do plano de 50% mantenedora e 50% beneficiários aposentados, até oferecermos outras opções de plano para eles:

Resposta: Segundo o presidente este assunto também depende dos Correios, mas ele não tem expectativa positiva sobre o assunto.

Retirar a regra que impede o cadastro de credenciados em um raio de 70KM:

Resposta: Ele está tratando deste assunto pontualmente, mas não se manifestou sobre o fim desta regra.

Criação de um grupo de trabalho paritário (Postal Saúde/representação dos beneficiários) para a criação de um novo estatuto da Postal Saúde baseado no vigente em 2017:

Resposta: Segundo o presidente da Postal Saúde este assunto só é possível ser tratado depois que os Correios definirem o que mudará no plano.

Criação do plano Correios Saúde III (proposta que seja regional) para atender aposentados, desligados em demissão incentivada e com opção de inclusão de outros dependentes:

Resposta: Segundo o presidente da Postal Saúde existe um estudo sobre o assunto, e que após finalizar os estudos ainda depende da aprovação dos Correios e da ANS.

Retorno da divisão paritária da participação nos conselhos Fiscal e Deliberativo, sendo 3 indicados pela mantenedora e 3 eleitos pelos beneficiários (em eleição direta):

Resposta: Segundo o presidente da Postal Saúde este assunto só é possível ser tratado depois da manifestação dos Correios sobre o assunto.

Participação de 2 representantes eleitos pelos beneficiários na diretoria executiva do plano:

Resposta: O presidente se pronunciou desde a primeira reunião contra esta proposta.

Outros assuntos tratados foram a realização de eleição para a escolha do novo Conselheiro Deliberativo da Postal Saúde que inicialmente será por escolha em reunião de Assembleia Geral e a realização da Assembleia Geral, que por estatuto está prevista para o mês de maio/2023.

Em linhas gerais não foi verificado evolução em nenhum dos temas apresentados na primeira reunião com o presidente da Postal Saúde, o que se percebe é que se não ocorrer uma definição de ações pelos Correios, estes assuntos não mudarão.

Outrossim, saí da reunião com a convicção que os temas relativos ao retorno do pagamento de 30% nas mensalidades para o pessoal da ativa e 50% para os aposentados só terá mudanças com a inserção na pauta do acordo coletivo pelas federações e uma ação forte das associações, principalmente em prol dos aposentados.

Estou tentando agendar uma reunião com o DIGEP diretoria dos Correios, responsável pelos direcionamentos dos temas para a Postal Saúde, e também tentando uma reunião com as federações/associações para tratarmos da inserção dos temas financeiros no acordo coletivo.

 Respeitosamente;

 

GILBERTO MATOS SOBRINHO

Representante Eleito dos Beneficiários da Postal Saúde

Blog: https://gilbertomatosrepresentante.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário