quarta-feira, 22 de julho de 2020


REUNIÃO DO REPRESENTANTE NA
ASSEMBLEIA GERAL COM A DIRETORIA DA POSTAL SAÚDE


Ontem, 21/07/2020, das 10:00 às 12:00 horas, tivemos uma reunião com o Presidente e a Diretoria Executiva da Postal Saúde.

Esta reunião foi conduzida pelo Presidente, a qual fui apresentado oficialmente à Diretoria e à Postal Saúde. Foram apresentadas as rotinas e o planejamento estratégico da nova Diretoria, que está à frente da caixa assistencial há 5 meses.

Dentre os assuntos falados pelo Presidente e os Diretores, ressalto os seguintes:

• Informaram haver situações em que a Diretoria não tem como agir, por exemplo:

- Definição do valor de mensalidade e da coparticipação paga pelos beneficiários, por ser uma demanda judicializada.
- Também não têm como suspender pagamentos durante a pandemia, como foi feito pelo Postalis, porque a Postal Saúde recebe o repasse dos Correios e imediatamente paga os credenciados e prestadores de serviço, não tendo dinheiro em caixa para suprir tal demanda.

• A nova gestão recebeu a entidade com uma dívida de R$ 500.000.000,00, a qual já está em torno de R$300.000.000,00; enfatizaram que dependem dos repasses da empresa para amortizarem a dívida e existe um compromisso de quitação junto a ANS que está sendo cumprido.
• Citaram a preocupação na diretoria com a estabilidade do plano.
• Estão promovendo mudanças nos processos internos da Postal Saúde, inclusive já está em andamento a mudança da sede para um local mais adequado.
• Citaram que a Postal Saúde teve uma progressão de nível 3 para nível 1 em solução de demandas junto a ANS.
• Falaram da dificuldade na liberação e aquisição dos OPME (Órteses, Próteses e Materiais Especiais), pois os preços são calculados em dólar associado à inflação médica, que é 3 vezes mais alta do que a inflação normal.
• Os Diretores atuam diretamente na autorização de algumas demandas de valor muito alto para atender os beneficiários; na última semana, por exemplo, foram autorizados 2 procedimentos de R$500.000,00 cada; enfatizaram que isso não ocorre nos demais planos.
• Falaram da preocupação com o atendimento ao beneficiário e que estão atuando na melhoria dos canais de comunicação existentes e criando canais para melhorar o atendimento aos beneficiários.
• Demonstraram preocupação com a saída de beneficiários do plano e enfatizaram que, apesar das insatisfações dos beneficiários com as mensalidades pagas, este ainda é o melhor plano de saúde existente no mercado, pois é o único que atende 200 procedimentos além do previsto pela ANS.

• Pediram a sensibilização das pessoas em relação à utilização consciente do plano.
• Por fim, falaram da inadimplência; como esse é o assunto mais crítico para o momento, vamos detalhá-lo a seguir:

• Segundo o estatuto do plano e normas da ANS (Agência Nacional de Saúde), quando o beneficiário fica 3 meses sem pagar o plano ou durante 12 meses fica 5 meses alternados sem efetuar o pagamento, o atendimento no plano é bloqueado e esse é posteriormente cancelado.
• Existem hoje em torno de 1.400 beneficiários que estão nesta situação, sendo que o plano já está bloqueado e em 17/08/2020 será cancelado.
• A Postal Saúde montou um plano de refinanciamento para que estas pessoas não percam o direito à utilização do plano, todavia não se tem certeza se estas informações estão chegando aos beneficiários. Assim, me empenharei em divulgar essa possibilidade de refinanciamento, que pode evitar que os beneficiários percam seus planos. Inclusive você também pode ajudar nesta ação: se você tem algum conhecido que é aposentado dos Correios ou que esteve afastado, e que está com seus pagamentos à Postal Saúde em atraso, peça para que entre em contato pelo 0800 888 8116 ou faça uma solicitação na ouvidoria da Postal Saúde através do site www.postalsaude.com.br , na aba ouvidoria.

Por ter sido a primeira reunião em que fui apresentado formalmente à Postal Saúde, me mantive basicamente como ouvinte, só tendo me manifestado quando foi tocado o assunto do possível cancelamento do plano dos beneficiários inadimplentes. Para o futuro, solicitei a minha participação nas reuniões do Conselho Fiscal, Deliberativo e da Diretoria Executiva, para que possa entender melhor a dinâmica de funcionamento destes órgãos e poder de alguma forma contribuir e estar mais bem informado quando for chamado a decidir nas assembleias da instituição.


Permaneço à disposição dos beneficiários, nos seguintes contatos:
E-mail: gilbertorepresentanteps@octosys.com.br; (Retorno após às 19:00 horas)
Blog: https://gilbertomatosrepresentante.blogspot.com/
WhatsApp: (31) 989871490 – para assuntos mais urgentes


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 Gilberto Matos Sobrinho
Representante na Assembleia Geral da Postal Saúde
https://gilbertomatosrepresentante.blogspot.com/


3 comentários:

  1. Bom dia. No texto vc diz: "ontem tivemos uma reunião com a Diretoria" e como a eleição foi para um representante na Postal Saúde, gostaria de saber quem são os demais que estão com vc. Obrigada.

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  2. Este comentário foi removido pelo autor.

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  3. Gostaria de efetivar a troca do meu email para : aposentadojl@gmail.com

    Estou tentando entender por que o sistema do postal saude tem tido inconsistências, fato este informado pela própria entidade.
    Tenho dificuldades de conciliar o que me foi computado mes a mes nos procedimentos executados em relação as faturas enviadas para pagamento.

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